Saiba um Pouco Mais Sobre o Iluminismo

O Iluminismo, também conhecido como século das Luzes, é o período histórico mundial que designa todo o movimento de filosofia, religiosidade, ciência e política que ocorria nos períodos da segunda metade do século 17 e que dominou a Europa durante o século 18 influenciando a cultura do mundo inteiro.

O início do Iluminismo.

Todas as raízes do Iluminismo acabam remontando a personalidades como Erasmo de Roterdã, e Maquiavel, onde todas as suas obras acabaram abalando uma mentalidade diferenciada medieval.

E posteriormente, todo o pensamento científico de Galileu e o racionalismo de Descartes também executaram um papel mais do que predominante nas mudanças que vieram a partir da chamada crise de consciência europeia, este processo nasceu a partir de sucessivas guerras religiosas de descobertas de novos continentes e de conquistas da física e da astronomia determinados.

Veja algumas características do Iluminismo.

Como características do Iluminismo, podemos citar a busca de um cristianismo sem ter dogmas, sem revelações de ordem divina, sem mistérios e principalmente sem milagres.

Como parte de tudo isto haveria também a inviolabilidade das leis da natureza, e a exclusão de qualquer tipo de intervenção sobrenatural na história, a natureza passaria a ser movida por uma regularidade pontual e racional principalmente.

Houve também uma razão como supremos critérios de valores e de análises do real, e o direito e as instituições que não deveriam mais seguir os preceitos que seriam supostamente divinos, a partir de agora seriam tomadas decisões a partir de situações mais humanas e racionais.

O despotismo esclarecido também foi um momento importante, onde todos os monarcas absolutos puderam realizar reformas de ordem profunda, totalmente inspirados pelo iluminismo, onde existia uma tolerância religiosa. Uma limitação ou abolição de privilégios de feudalismo, e modernização de processos penais e outros tipos de reformas de ordem administrativas também.

Com o iluminismo houve uma grande inspiração das revoluções e processos de independência em muitos países, o que influenciou consideravelmente a filosofia posterior como um tipo de hegelianismo. Toda a ideia iluminista irá se encontrar nas bases de reformas democráticas que ocorreram no século 19 e a partir do que seria o ideal socialista.

 

 

08. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: História | Tags: , |