Saiba Mais Sobre a Crise de 1929 – O Crash da Bolsa e o New Deal

Historicamente no mundo, o maior período de crise econômica mundial aconteceu entre os anos de 1929 e 1933. Esta crise atingiu inicialmente de forma expressiva a economia norte americana, e começou a se espalhar em seguida para a Europa e a seguir para todos os continentes.

Conheça a seguir as etapas da crise.

A partir do ano de 1929 existia um momento de grande euforia intensa, bem como de especulações da bolsa de Valores dos Estados Unidos. A partir disto os valores de ações estavam a níveis muito altos e fora da realidade.

Foi de repente que no dia 24 de outubro mais de 70 milhões de títulos que foram jogados ao mercado e não encontraram quem os comprasse. Houve então uma grande diminuição das demandas por papéis e os preços de ações e títulos acabaram despencando, gerando uma grande onda de desconfiança de ordem irracional. Este dia também se chamou, historicamente de “Quinta-Feira Negra”.

Toda a desconfiança acabou contaminando outras áreas da economia, inclusive os setores determinados de produção. Todos os bancos congelaram seus empréstimos, e as fábricas começaram a parar, toda a demanda teve uma retração e os seus lucros despencaram.

Com isto, criar uma bola de neve, as falências vieram a se suceder a milhões de trabalhadores que perderam seus respectivos empregos.

Ao momento que a crise atingiu proporções de ordem internacional, todo o comércio mundial acabou ficando reduzido a um terço do que era o antes de 1929.

Com a ideia de se proteger toda a economia, os países começaram a aumentar as taxas de ordem alfandegária reduzindo ainda mais os comércios de ordem internacional.

Houve a necessidade dos Estados instituírem os mecanismos de controle de crises e reativar toda a sua produção.

Após este período, houve o New Deal que foi instituído por Rossevelt, este que fortaleceu e consolidou todo o sistema de capitalismo nos Estados Unidos. Em todos os seus anos de aplicação, o grandioso capital acabou passando por um processo muito intenso de desenvolvimento de concentração, enquanto que as pequenas empresas eram eliminadas ou mesmo absorvidas.

 

09. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Economia, História | Tags: , , , |