Os Seis Continentes

O planeta Terra é formado por seis continentes: África, América, Ásia, Antártida, Oceania, e Europa, isto dividido dentro de uma representação de 149.440.850 quilômetros quadrados de áreas emersas, correspondendo a aproximadamente 29,1% da superfície total do planeta. Entretanto, vale lembrar que há 400 milhões de anos, estas proporções que hoje estão classificadas em continentais, estiveram reunidas em um único continente, que é denominado de Pangeia. Como ele se fragmentou a cerca de 60 milhões de anos, devido as movimentações das placas tectônicas, o que era um grande e único sistema continental, fragmentou-se, transformando-se em 6 diferentes continentes.

 

Todos os limites entre os 6 continentes estão estabelecidos por mares e oceanos, com uma pequena exceção entre os continentes europeu e asiático, já que entre eles há uma massa de terra, denominada Eurásia. As fronteiras entre eles são estabelecidas por meio dos Montes Urais, Rio Ural, Mar Cáspio, Montanhas do Cáucaso e pelo Mar Negro.

 

Somente é possível entender bem a geografia terrestre estudando cada um de seus continentes. De acordo com os geógrafos, é a abordagem desse conteúdo que oferece bases para se realizar uma análise e compreensão, por exemplo, do cenário atual global. Dessa maneira, é possível entender porque há fome, desigualdade social, econômica, justamente por conta das enormes disparidades entre os continentes, que se revelam em concentração populacional, elementos culturais, aspectos naturais do planeta, entre outros temas pertinentes.

 

O continente africano, por exemplo, ocupa cerca de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta. É também o segundo continente mais populoso da Terra, ficando apenas atrás da Ásia. Possui mais de 800 milhões de habitantes em 54 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo. Alguns países da África falam oficialmente a língua portuguesa.

 

A América, por sua vez, é o segundo continente maior do mundo. Contando com uma área de 42.189.120 km² e uma população de mais de 750 milhões de habitantes, o que  corresponde a 8,3% da superfície total do planeta e a 14% da população humana. Localizada entre o oceano Pacífico e o Atlântico, a América inclui o Mar do Caribe e a Groenlândia, mas não a Islândia, por razões históricas e culturais.

 

o continente asiático é o maior e o mais populoso continente da Terra. Possui cerca de 49 milhões de km2, ocupando 8,6% da superfície planetária. Lá também é o continente onde está 60% da população do planeta. Localizada principalmente nos hemisférios oriental e setentrional, a Ásia costuma ser definida como a porção da Eurafrásia (o conjunto África-Ásia-Europa) que se encontra a leste do mar Vermelho, canal de Suez e montes Urais, e ao sul do Cáucaso e dos mares Cáspio e Negro.

 

A Europa, por sua vez, ocupa uma superfície de 10.368.099km2, e forma com a Ásia um conjunto de terras contínuas conhecido como Eurásia.

 

A Oceania é um continente formado por variados grupos de ilhas no Oceano Pacífico, sendo o menor “continente” em área e o segundo menor (após a Antártica) em população. Possui uma área total de 8.480.355km2.

09. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Continentes, Geografia | Tags: , , |