Os Climas do Brasil

A diversidade climática no Brasil se deve, em especial, ao seu extenso território, que conta com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados. Há ainda que se considerar a diversidade de relevo, de altitude e a dinâmica das correntes e massas de ar. Todas elas influenciam diretamente no clima, em qualquer lugar do mundo.  Quase 90% do território brasileiro está localizado entre os trópicos de Câncer e Capricórnio, motivo pelo qual se usa frequentemente o termo “país tropical”. Atravessado na região norte pela Linha do Equador e ao sul pelo Trópico de Capricórnio, a maior parte do Brasil está situado em zonas de latitudes baixas, nas quais prevalecem os climas quentes e úmidos, com temperaturas médias em torno de 20 ºC.

 

Os diferentes tipos de clima, portanto, se baseiam na origem, na natureza e na movimentação de massas de ar que acontecem em território brasileiro. As massas de ar que interferem de maneira mais direta são a equatorial, a subtropical e a polar atlântica. É por esta razão que no Brasil há climas muito úmidos e quentes, os quais são oriundos das massas equatoriais, até o semiárido, tradicionalmente característicos do sertão do nordeste brasileiro.

 

Os diferentes climas que são encontrados em território nacional são: Subtropical, Semiárido, Equatorial úmido, Equatorial semiúmido, Tropical e Tropical de altitude.

 

O clima subtropical é característico por manter grande variação de temperatura entre verão e inverno, não possuem uma estação seca e as chuvas são bem distribuídas durante o ano. Trata-se de um clima característico de regiões geográficas a sul do Trópico de Capricórnio e a norte do Trópico de Câncer, com temperaturas médias anuais nunca superiores a 20ºC.

 

O semiárido está presente nas regiões nas regiões Nordeste e Sudeste do país, e é marcado pela presença da seca e de chuvas ocasionais. Possui ainda temperaturas altas e uma vegetação de caatinga.

 

Equatorial úmido possui temperatura alta o ano todo. As médias pluviométricas também são elevadas. A estação seca é curta. Predomina na Amazônia.

Equatorial semiúmido se dá em uma pequena porção setentrional do país. Clima quente, com pouca chuva, é típico de relevos acidentados, como os planaltos residuais. Duas estações são bem definidas: a seca e a chuvosa.

O clima tropical de altitude possui médias de temperaturas mais baixas que o clima tropical, ficando entre 15º e 22º C. Predomina nas regiões do Planalto Atlântico sudeste, indo ao centro de São Paulo, centro-sul de Minas Gerais, e regiões serranas do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

 

 

 

 

16. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Clima, Geografia | Tags: , , |