O Que São Rochas Sedimentares?

As rochas sedimentares são um tipo específico de rocha que se constituiu de sedimentos – partículas de outras rochas, lama, matéria orgânica, restos de corpos e restos de animais, e até mesmo, restos de vegetais. Todas estas matérias são transportadas para um dado local, e sofrem todas as ações e intempéries climáticas. Então, é nesse momento que acontece um processo denominado de diagênese ou litificação, que transforma toda a matéria depositada durante anos a fio em rocha. Há alguns locais onde é mais comum que este fenômeno aconteça, como lagos, baías, estuários, lagunas, leitos de rios, deltas e fundos de oceanos.

 

Trata-se de um tipo de rocha que pode ser classificada como originária de certo processo prolífico de preservação de fósseis de animais, bem como de vegetais, justamente porque há um fator preservativo neste processo – não há uma decomposição que envolva uma matéria totalmente orgânica – os corpos e restos são envolvidos e/ ou encapados em matéria de rocha sedimentar, sendo este o tipo mais comum de rocha sedimentar é o clástica ou mecânica.

 

Tais rochas constituem 75% das rochas que estão na camada da superfície da Terra.

 

Outro tipo de rocha sedimentar, cuja matéria que o forma é predominantemente orgânica, com destaque para litificação de restos orgânicos, é o carvão. O processo é exatamente o mesmo das rochas sedimentares clásticas, no entanto, para o grupo ao qual pertence o carvão, as rochas recebem o nome de rochas sedimentares orgânicas.

 

Existe ainda um terceiro grupo de rochas sedimentares. Ele é produto de uma precipitação de elementos químicos como carbonato de cálcio, ou halita, mais conhecido como sal de cozinha. Eles são dissolvidos nas águas dos lagos, lagunas, mares raros. Precipitam-se até a evaporação da água.  Por isso são chamadas de rochas químicas também.

 

Há ainda as rochas detríticas que são constituídas a partir de detritos de outras rochas sedimentares; também são chamadas de rochas meteorizadas, uma vez que se formam a partir de outras rochas.

 

As rochas sedimentares quimiogênicas, que são oriundas do processo de precipitação de minerais em solução. Neste grupo temos o calcário, o gesso e o sal-gema; e as rochas sedimentares biogênicas, que foram se constituindo a partir de sedimentos de origem biológica, resultado dos restos físicos de seres vivos ou resultantes de sua atividade. Exemplos de rochas sedimentares biogênicas são o calcário e o carvão.

 

As rochas sedimentares são largamente empregadas na construção civil.

09. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia | Tags: , , |