O Que São Rochas Metamórficas?

Derivadas de um processo de metamorfose ou transformação as rochas metamórficas também são chamadas de rochas magmáticas, uma vez que suas origens são sedimentares. Estas rochas sofreram ao longo do tempo um processo de modificação em suas composições químicas, de acordo com influências recebidas do meio onde estavam inseridas, e também se comparadas com o local onde antes estiveram expostas. É dessa maneira que, de um local para outro, e recebendo influências de um lugar e outro que novas rochas metamórficas vão se formando.

 

Como elas se formam a partir de outras rochas, na maioria das vezes, são submetidas a pressões intensas ou elevadas temperaturas. Tal processo ocorre naturalmente devido ao movimento que é intenso, e constante no núcleo terrestre, provocando o movimento periódico da crosta do planeta. O movimento da crosta, por sua vez, dá início a um rearranjo nas rochas localizadas na parte superior, sendo que, quando as rochas magmáticas e as sedimentares são empurradas a níveis inferiores, elas acabam dando origem assim ao processo de formação da rocha metamórfica.

 

Vale ainda salientar que o processo metamórfico pode ser definido como um fenômeno que é passível de ser desenvolvido em diversos ambientes da crosta terrestre, e que de acordo com a extensão e a profundidade, há um grau de modificação nas rochas. Há alguns fatores que são tidos como determinantes no processo e ocorrência metamórfica. Entre eles estão os tipos de rochas metamórficas a serem formadas, a localização e a extensão da crosta terrestre, parâmetros físicos envolvidos, e alguns mecanismos determinantes de tais parâmetros.

 

São três os cenários onde há ocorrência do fenômeno metamórfico:

 

1- Metamorfismo regional ou dinamotermal que acontece em grande extensões bem como em grandes profundidades na crosta. Suas transformações estão relacionadas à ação combinadas às temperatura, à pressão litosférica e à pressão dirigida, que foram sendo aplicadas durante milhões de anos.

 

2- Metamorfismo de contato ou termal o qual é resultante da ação da temperatura, ação da temperatura, e que por meio do calor cedido por intrusão magmática, corta uma sequência de rochas sedimentares encaixantes, metamórficas ou magmáticas.

 

3- Metamorfismo dinâmico ou cataclástico é promovido por atrito, e aparece em longas faixas e estreitas adjacências de falhas, em que pressões de grande intensidade causam movimentações e rupturas na crosta.

 

Há ainda outros tipos de metamorfismos que foram aceitos e reconhecidos pelos mios científicos. No entanto, não há tantas maneiras de serem distintos uns dos outros.

09. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia, Geologia | Tags: , , , |