O Que é a Globalização?

A Globalização é a integração das economias mundiais, saiba mais a seguir sobre o assunto.

 

O capitalismo, desde seus primórdios acabou integrando o mundo em uma única economia, junto das grandes navegações, houveram grandes descobertas de novas rotas e terras, além do colonialismo. Em contrapartida se utilizou todo o conceito da globalização para indicar processos recentes de internacionalização de todas as relações econômicas de capital, apoiadas em novas tecnologias para transportes, e telecomunicações e ampliação de capacidades de produção.

Depois dos períodos de Segunda Guerra Mundial, estas tecnologias acabaram eliminando os seus obstáculos de ordem técnica para uma integração maior de economia, com isto o avanço de telecomunicações com a utilização de satélites, bem como a popularização da informática e uma maior eficiência dos meios de transporte, e a expansão de empresas multinacionais começaram a conectar todo o mundo.

Quais foram as mudanças na Globalização com o surgimento da internet?

A internet possibilitou atualmente não apenas a formação de redes de comunicação de ordem instantânea, em tempo real como por exemplo redes de produção de serviços, comércios e entretenimento, e dos investimentos com uma possibilidade de realizar atividades simultâneas entre pontos mais distantes do planeta.

No Brasil em menos de 20 anos, a partir dos anos 2000 o país começou a adotar políticas de economia neoliberal. O país abriu seu mercado interno e reduziu grandes barreiras de proteção criando uma maior facilidade para entradas de mercadorias e investimentos externos, dentre elas aplicações financeiras e investimentos de produção. A partir disto a ideia seria contar com capital estrangeiro para retomar todo o crescimento da nossa economia.

Caso você realize algum teste que envolva questões de movimentos migratórios, estamos falando sobre a globalização. Muitas questões voltadas a crise de 2008 e a saída do Paraguai do bloco que foi liderado pelo Brasil, além de blocos em crise, e a zona do Euro bem como a situação do Mercosul são questões que podem comumente cair em provas. Este conteúdo é de fundamental entendimento principalmente para quem for realizar Enem ou Vestibular já que podem fazer toda a diferença em uma aprovação ou não.

 

27. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Economia, Geografia | Tags: , , |