O Mercado de Trabalho Para Quem Se Forma em Geografia

Publicidade:

A geografia é a ciência que estuda os elementos que estão presentes na Terra, sejam eles naturais ou humanos. Trata-se de uma importante área do conhecimento e que, graças a ela, várias outras áreas se desenvolveram com os passar dos anos. A geografia está presente na vida do homem desde a Antiguidade. De acordo com alguns registros localizados por importantes historiadores, o pai da geografia teria sido Eratóstenes de Cirene, que viveu no século III a.C, na Grécia antiga. Erotóstenes de Cirene teria feito os primeiros cálculos a respeito da circunferência da Terra e, o mais interessante é que tais números deixados por ele se aproximam muito dos dados atuais.

 

Aquele que opta por fazer uma graduação em geografia vai se concentrar nos estudos sobre o planeta, e toda a ocupação humana sobre ele. Também é importante gostar de certos aspectos como a geografa física (relevo, vegetação, clima). O graduando analisa como as populações se relacionam com o ambiente e ocupam espaços rurais e sociais, e tais  conhecimentos o tornarão apto a elaborar planos diretores de municípios e diagnósticos para a redução do impacto ambiental causado por grandes obras civis. Com dados captados por satélites, confecciona e interpreta mapas. Portanto, quem se torna um especialista em geografia, possui um campo de atuação muito vasto. Vale ainda ressaltar que é um mercado muito promissor, não apenas pela amplitude, mas pela ausência de profissionais atuantes no mercado.

 

O geógrafo – nome dado a quem se forma em geografia – também estará apto a ministrar aulas tanto no ensino fundamental II como o médio. Outra opção é trabalhar com a elaboração de material didático, em particular para portadores de necessidades especiais visuais. O geógrafo poderá elaborar maquetes, mapas, globos, voltados para este grupo.

 

Mas não é apenas isto. Há ainda a possibilidade de atuar junto a alguns órgãos governamentais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), realizando estudos socioeconômicos e ambientais e sobre planejamento urbano, rural e ambiental.

 

Os cursos de graduação em geografia tem duração média de 4 anos. Algumas universidades oferecem ainda as aulas de licenciatura – que permitem habilitação plena para lecionar. Há ainda a possibilidade de se fazer carreira acadêmica e se tornar um pesquisador da área. Os geógrafos, mesmo atuando na área da pesquisa, são comumente solicitados para atuar no mercado corporativo.

Artigos Relacionados:

Conheça os Blocos Econômicos Mundiais
Entenda o Conceito de Biosfera
Explorando e Entendendo o Meio Ambiente
Publicidade:

27. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia | Tags: , , |