O Descobrimento do Brasil

Foi no dia 22 de abril de 1500 que chegaram ao Brasil 13 caravelas portuguesas que eram lideradas por Pedro Álvares Cabral. Inicialmente os navegadores acreditavam que o local de chegava se tratava de um grande monte, e o chamaram de Monte Pascoal. E a partir do dia 26 de abril foi celebrada a primeira missa católica no Brasil.

Assim que deixaram o continente europeu em direção às Índia, Cabral acabou tendo uma incerteza de que estava no caminho correto e se a terra descoberta se tratava de um continente ou de uma grande ilha, e alterou o seu nome para Ilha de Vera Cruz. Depois de toda a exploração realizada por expedições portuguesas posteriores, acabou por se descobrir que se tratava na verdade de um super continente e novamente seu nome foi alterado.

A Terra de Santa Cruz como era chamada, levou este nome até a descoberta do pau brasil que aconteceu no ano de 1511 onde o país começou a ser chamado pelo que conhecemos até hoje, o Brasil.

Qual foi o período histórico da descoberta do Brasil

O período histórico da descoberta do Brasil aconteceu durante as grandes navegações, quando Portugal e Espanha acabaram explorando o oceano em busca de novas terras. Saiba que poucos anos antes da descoberta no ano de 1492 foi que Cristóvão Colombo, navegando em águas da Espanha acabou chegando a América, um fato que acabou ampliando todas as expectativas de exploradores seguintes.

Por terem as mesmas ambições e para evitar guerras de posses de terras, Portugal e Espanha acabaram assinando um tratado chamado de Tratado de Tordesilhas no ano de 1494 onde de acordo com o acordo, Portugal ficaria com as terras recém descobertas que estavam ao leste da ilha imaginária até então, enquanto que a Espanha ficaria com o lado oeste da ilha.

Mesmo com toda esta descoberta, Portugal acabou continuando o seu empenho no comércio com as índias, já que as especiarias que os portugueses encontravam por lá eram de grande valor para comercializar na Europa. No Brasil ocorria então o extrativismo do Pau brasil e eram exploradas toneladas de madeira da Mata Atlântica onde sua tinta vermelha era comercializada na Europa.

 

08. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Brasil, História | Tags: , , |