O Continente Europeu

Um dos menos continentes do planeta, mas que existem diversos países é um dos continentes onde a história também se faz antiga e viva. Com uma área territorial de 10.530.751 quilômetros quadrados, que corresponde a 7% das terras emersas do planeta, esse continente possui uma particularidade: ele está fisicamente ligado à Ásia, juntos são conhecidos como Eurásia.

 

A Europa é uma imensa península, em razão de seu litoral recortado. Está localizada no oeste da eurásia, sendo que o seu território permanece quase em sua totalidade no oriente, acima do paralelo do Equador, ou seja, no hemisfério norte. O território desse continente limita-se ao norte com o Oceano Glacial; com os mares Mediterrâneo e Negro ao sul; Oceano Atlântico a oeste e com os Montes Urais, o Rio Ural e o Mar Cáspio ao leste.

 

São muitos os países que constituem a entrecortada geografia da Europa, são todos relativamente pequenos, enquanto extensão territorial, o que já não pode ser observado em relação à Rússia, que ocupa mais de 40% da área total da Europa. O restante abriga os demais 40 países. Embora muitos países europeus possuam territórios relativamente restritos, tornaram-se verdadeiras potências políticas e econômicas mundiais ao longo de suas histórias, como o Reino Unido, a Alemanha, a França e a Itália, países que constituem o chamado grupo G8 – os países mais ricos do planeta.

 

Em relação às características geográficas, a Europa pode assim ser traduzida: é de extrema particularidade. Tanto que se observa uma variação enorme em relação a relevo, hidrografia, clima e vegetação.

 

O relevo da Europa contêm as planícies e os maciços antigos, ocupando especialmente o centro e o norte do continente, com alguns desdobramentos que são chamados de modernos. Estes são compostos por áreas montanhosas, provenientes do pouco tempo de processo erosivo, portanto sofreu pouco desgaste. Tal característica é comum desde o sul até a Península Ibérica.

 

De clima temperado, as temperaturas são mais amenas, e podem ser classificadas como montanhoso, oceânico, continental, subpolar, mediterrâneo.

 

A hidrografia da Europa apresenta características que estão ligadas diretamente a composição climática do continente, o que torna os seus rios pequenos, considerando-se a sua extensão territorial.

 

A vegetação também é bastante variada e isto se deve principalmente, a diversidade de composição de solo, e dos diferentes climas. Na Europa podem ser encontradas as vegetações do tipo Tundra, floresta conífera, floresta temperada, as estepes, e as vegetações mais mediterrâneas.

22. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Continentes, Geografia | Tags: , , , |