O Continente Asiático

Localizado a leste do meridiano de Greenwich, ou seja, no Hemisfério Oriental, o continente asiático é o maior dentre todos os 6 continentes, com uma área de 44 milhões de quilômetros quadrados. Também é o continente que mais possui limites geográficos: ao norte, Oceano Glacial Ártico; ao sul, Oceano Índico; a leste, Oceano Pacífico; a oeste, Mar Vermelho, que o separa do continente africano, o Mar Mediterrâneo e os Montes Urais que o separa da Europa.

 

E não é somente isto. Trata-se de um continente que mais abriga países, com elevado número populacional: China, Índia, Indonésia, Paquistão, Bangladesh e por último, Japão.  Isto significa dizer que 47% da população da Terra está no continente asiático.

 

Como se trata de um continente de dimensões homéricas, a Ásia também é marcada por uma diversidade natural, econômica e cultural. Pode-se dizer, portanto, que a Ásia é terá de contrastes. É por isso que, para entendê-lo, sob o ponto de vista de sua diversidade, diz-se que o continente Asiático está dividido Ásia boreal (onde se encontra a parte asiática da Rússia), Ásia Central (onde está o Casaquistão, o Usbequistão, o Turcomenistão, o Quirquistão e o Tajiquistão), Oriente Médio (abriga, em grande maioria, países árabes e mulçumanos), Ásia austral (abrange a Índia e o sudeste asiático) e Extremo Oriente (composto por China, Mongólia, Taiwan, Coreia do Norte, Coreia do Sul e Japão).

 

A Ásia é um continente que conta com uma história milenar e que sempre abrigou povos com culturas muito distintas. Graças à extensão do continente e às altas cadeias montanhosas que impedem a passagem do ar frio do norte em direção ao sul, e do ar quente das correntes marítimas do sul em direção ao norte, a Ásia apresenta um clima bastante variado, além de possuir regiões desérticas. Em locais de grade altitude, o clima é de frio intenso, podendo chegar às temperaturas de -30°C. Também é possível vislumbrar um clima de monções, com um clima repleto de ventos periódicos que atingem o continente devido às variações de pressão atmosférica entre este e o mar.

 

O mesmo pode ser observado no relevo da Ásia. Bastante variado, abriga a maior depressão terrestre depressão geográfica do planeta: o Mar Morto, que está abaixo do nível do mar a mais de 392 m. Em contraste, a Ásia ainda abriga o ponto mais alto do mundo: o Monte Everest, com os seus 8.848 m de altitude. Há ainda muitas planícies, em particular na região da antiga Mesopotâmia.

 

A vegetação também é muito variada, e sofre as interferências climáticas e de relevo. As principais encontradas são a tundra, a taiga, as estepes, as pradarias, as savanas, e as florestas equatoriais.

22. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Continentes, Geografia | Tags: , , , |