Estrutura e Composição da Terra

A estrutura e composição da Terra e de seu espaço, distingue – se em três grandes partes – a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. Já o interior do planeta, por sua vez, é dividido em três camadas concêntricas – a crosta, o manto, e o núcleo. Como há uma grande abundância de água e oxigênio na atmosfera, bem como em muitas rochas, e minerais de sua crosta, a Terra, se vista do espaço, possui uma cor azulada. Saí ela ser também chamada de planeta azul, ou planeta água. Há ainda uma grande quantidade de água em todos os seres vivos que nela habitam.

 

Do espaço, ainda podem ser distinguidas camadas de nuvens e gases, extensas áreas cobertas por água, alguns trechos de terra, além de muitas regiões cobertas por alguma espécie vegetal. Não há estrutura parecida, similar ou próxima desta que existe na Terra. Nenhum outro planeta do Sistema Solar possui água em seu estado líquido nas superfícies.

 

A atmosfera é a camada de gases e partículas de suspensão que circunda a Terra, graças à atração gravitacional, que é proporcionada pela força da Lua. A atmosfera ainda se divide em vários níveis, sendo que eles sofrem uma diferenciação que se dá por conta da temperatura.

 

A troposfera é a camada superior que está diretamente em contato com a superfície terrestre. A espessura varia entre 6 a 7 km nos polos e de 17 a 18 km na linha do Equador. A maior parte da massa da troposfera concentra a atmosfera, bem como quase a totalidade do seu vapor de água. É na troposfera que a temperatura diminui com o aumento da altitude, a temperatura chega a cair 6,4°C para cada quilômetro de subida. Também é nessa camada que ocorrem os principais fenômenos meteorológicos do planeta.

 

Já a estratosfera chega a atingir 50 km de altitude, além de possuir as temperaturas mais altas. Na estratosfera, há a camada de ozônio, que faz o bloqueio  da grande parte de radiação ultravioleta que bombardeia  a superfície terrestre.

 

Por sua vez, a mesosfera estende-se até 80 km de altitude. É nela que ocorre uma nova queda de temperatura. Quando a ionosfera surge, há nela um aumento significativo de temperatura.

 

A hidrosfera é o conjunto de águas que existem no planeta – corresponde aos mares, aos oceanos, aos rios, lagos, águas subterrâneas, gelo, vapor d’água e atmosférico.

 

A litosfera corresponde a parte sólida da Terra.

17. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia | Tags: , , |