Entenda um Pouco Mais Sobre o Que é o Realismo e o Naturalismo

Foi a partir da segunda metade do século 20 que diversas concepções de ordem estética, que norteavam os ideários românticos começaram a perder seu espaço. E a partir disto, uma nova tendência que é baseada em uma trama psicológica e inspirada em personagens reais começou a tomar conta da literatura do ocidente, eis que começou o Realismo e o Naturalismo no Brasil.

O que é o realismo?

O realismo brasileiro é bem diferente do realismo europeu. Como principal autor do período temos Machado de Assis que escapa de qualquer tipo de tentativa de classificação de ordem esquemática.

Durante sua fase madura, ele criou uma literatura problematizada. Com uma grande investigação de ordem psicológica, ele começa então a indagar a existência humana. Todo o seu processo de intertextualidade e a metalinguagem marcam o estilo que Machado utilizada. A utilização de uma linguagem poética, bem como de recuperação de lugares comuns, microrrealismo e psicológico são características bastante relevantes de sua obra. Alguns dos romances do autor mais significativos para a época são Esaú e Jacó, Memorial de Aires, Dom Casmurro, entre outros.

Sobre o naturalismo.

O Naturalismo, é fortemente representado no Brasil por Aluísio de Azevedo, a partir disto o determinismo de forma social acaba predominando em toda a sua obra, esta que é construída através de um tipo de observação rigorosa de todo o mundo físico, e de zoomorfização de personagens. Eis que temos Aluízio que é autor de O mulato, Caso de pensão, O cortiço, obras com acentuado caráter investigativo e ainda uma cuidadosa análise dos comportamentos sociais.

O que é importante ficar atento neste período?

Neste período, é importante ficar atento que toda a riqueza de ordem literária do realismo e naturalismo no Brasil não ficou restrito apenas a uma prosa de ficção. Toda a dramaturgia evolui e consolida a sua comédia de costumes como um tipo de gênero muito maior na obra de França Júnior e também Artur Azevedo.

Neste processo temos um amplo painel de uma época onde o país era monárquico, patriarcal e ainda passava por várias mudanças de ordem socioeconômica e cultural. Por isso é comum caírem questões com este tipo de informação.

 

17. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: História | Tags: , , |