Entenda um Pouco Mais Sobre as Placas Tectônicas

A palavra que tem uma origem grega significa construir, por isso as placas tecnônicas significam que a superfície terrestre é construída por placas, e algumas destas placas formam o fundo do oceano, como por exemplo as placas do pacífico, e outras são o assoalho dos continentes como por exemplo a placa Sul Americana.

Sobre a sua espessura e mobilidade.

Todas as placas tectônicas possuem uma espessura variável, e nas regiões oceânicas são mais finas, suas espessuras fariam entre 10 km nas dorsais, ou seja, nas cordilheiras submarinas e algumas chegam a dezenas de quilômetros. As regiões continentais por sua vez podem ter mais de 250 km de espessura.

As placas são assentadas em um manto que tem um comportamento pastoso, e faz com que as mesmas escorreguem a todo o momento se afastando ou se chocando em zonas de contato com outras placas.

Como consequências destes movimentos, temos a origem das montanhas e bacias geológicas além de provocar terremotos, vulcanismo, magmatismo, entre outros eventos geológicos ocasionados pela movimentação das placas.

Os terremotos

Os terremotos nada mais são do que tremores ou abalos gerados por uma liberação de energia acumulada por longos intervalos de tempo, onde as placas sofreram esforços para se movimentar.

O maior terremoto já registrado ocorreu no Chile no ano de 1960 gerando a marca de 9.5 graus na escala Richter.

A principal explicação para o movimento das placas é que em função de sua desintegração de átomos radioativa que acontece no interior do planeta gera calor, e o magma em estado fluido tende a vir para a superfície, e por isso pressiona as placas, o que explica a origem dos vulcões.

O que é a Tectônia?

Este nada mais é do que o ramo da geologia que estuda processos mecânicos responsáveis por deformar a litosfera, bem como estruturas que resultam este tipo de movimento. Saiba que a crosta e a parte superior do manto são sujeitas a perturbações tectônicas e formam a chamada tectonosfera. Já os movimentos que geram a deformação da crosta terrestre se denominam movimentos tectônicos e dobramentos.

 

17. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia, Geologia | Tags: , , |