Entenda um Pouco Mais Sobre as Coordenadas Geográficas

Publicidade:

As coordenadas geográficas, nada mais são do que elementos geográficos que nos dão as devidas condições para localizar qualquer tipo de ponto sobre a superfície terrestre. A partir disto todas as coordenadas geográficas são determinadas por observações astronômicas, e satélites de ordem geodésica. As suas formações são expressas em graus, minutos e segundos.

Os paralelos e meridianos.

Para que você possa determinar uma posição ou uma localização em um ponto que fica na superfície Terrestre, temos como referência as linhas imaginárias que são chamadas de paralelos e meridianos, as linhas não existem, mas estão presentes em mapas para orientar usuários.

Os paralelos significam linhas de referência para ter a latitude, e os meridianos para obter a longitude.

Entenda um pouco mais sobre a latitude.

A Terra tem uma forma quase esférica, e é apresentada nos mapas divida em duas metades por uma linha horizontal imaginária. As linhas imaginárias dividem os hemisférios norte e sul. A latitude por sua vez é determinada como a distância em graus para qualquer ponto da superfície terrestre, e a distância em graus é de 0º da linha do equador e até 90 graus para o norte ou para o sul.

Entenda um pouco sobre a longitude.

A longitude deverá requerer principalmente para a sua determinação uma linha referencial, é o primeiro meridiano de Greenwich que fica localizado no mapa mundi, e o globo terrestre na posição vertical, o que também divide a superfície em dois hemisférios, o oriental ou leste e o ocidental ou oeste.

As linhas imaginárias determinam uma longitude que é definida como uma distância em graus de qualquer ponto da superfície até o primeiro meridiano de Greenwich.

Para que se possa localizar com uma precisão maior um ponto na superfície terrestre, além de todas as coordenadas geográficas é possível se utilizar de uma outra informação, a altitude, que pode ser feita de qualquer ponto da terra em relação ao nível do mar. Saiba que a altitude é diferente da altura, e que é a dimensão vertical de um corpo da base até o seu extremo terrestre.

 

Artigos Relacionados:

Os Seis Continentes
Mobilidade Urbana: O Deslocamento das Pessoas nas Grandes Cidades
O Extrativismo no Brasil e a Sua Relação Com a Economia
Publicidade:

17. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia | Tags: , |