Entenda um Pouco Mais Sobre as Bacias Hidrográficas

O Brasil é um dos países que conta com a maior quantidade de redes hidrográficas do mundo, e muitos dos seus rios são destacados por sua grande extensão, largura e profundidade. Devido a toda a natureza presente no país, os relevos, entre outros fatores, acabam predominando os rios de planalto que apresentam em seus leitos rupturas de declives, vales encaixados, entre outras características diferenciadas, o que poderá lhe conferir um grande potencial para gerar energia elétrica.

Conheça algumas das principais bacias hidrográficas do país.

Com relação a sua navegabilidade, os rios ficam prejudicados, dentre os grandes rios nacionais apenas os rios Amazonas e o Paraguai são predominantemente de planície, e largamente utilizados para a navegação, os rios São Francisco e o rio Paraná são os principais rios existentes de planalto.

Os rios possuem uma origem em regiões não muito elevadas, com exceção do rio Amazonas e alguns dos seus afluentes que nascem na cordilheira dos andes.

A Bacia do Amazonas

Descoberta de forma rudimentar no ano de 1541 pelo espanhol Francisco de Orellana, ele percorreu desde a sua nascente até atingir o Oceano Atlântico batizando o mesmo de Amazonas devido a visão, ou imaginação da existência de mulheres guerreiras, as chamadas Amazonas da mitologia grega.

Este rio tem uma extensão de 6500 km ou ainda mais de acordo com descobertas recentes, e disputa com o Rio Nilo o título de rio mais extenso do planeta.

O rio Amazonas se apresenta como um tipo de rio de planície, possuindo uma baixa declividade. Sua largura média fica em torno de 4 a 5 km chegando em alguns trechos a mais de 50 km e por ser atravessado pela linha do equador ele apresenta afluentes em dois hemisférios.

A Bacia do Atlântico Sul em seu trecho leste

Esta bacia possui uma série de cursos de água de grande porte e de grande importância regional. Poderão ser citados entre outros os rios Pardo, Jequitinhonha, Paraíba do Sul, das Contas, Paraguaçu, entre outros.

Estes rios ficam localizados entre os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e a bacia é considerada como a de maior significado econômico para o país.

 

17. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Bacias, Geografia | Tags: , , , |