Entenda um Pouco Mais Sobre a Independência do Brasil

O processo de Independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822. E foi a partir desta data que o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. Saiba que a proclamação foi feita por D. Pedro I nas margens do riacho Ipiranga em São Paulo.

Conheça algumas das principais causas da Independência do Brasil.

Dentre algumas das causas da independência do Brasil podemos citar a vontade de grande parte da elite política brasileira para conquistar a sua autonomia política.

Todo o desgaste do sistema de controle de economia, com restrições de altos impostos, estes que eram exercidos e aplicados pela Coroa Portuguesa no Brasil.

Além também da tentativa da Coroa Portuguesa de tentar recolonizar o Brasil.

Sobre o dia do Fico.

É importante citar que D. Pedro acabou não acatando as determinações que foram feitas pela coroa portuguesa, o que exigia o seu retorno para Portugal. A partir do dia 9 de janeiro de 1822 D. Pedro teria negado aos chamados e afirmou inclusive que iria ficar no Brasil, criando-se então o famoso dia do Fico.

Quais foram as medidas pré independência.

Saiba que em seguida após o dia do Fico, D. Pedro I acabou tomando uma série de medidas com o objetivo de preparar o país para um processo de independência.

Com isto ele começou a organizar a Marinha de Guerra, convocou a primeira Assembleia constituinte, e determinou o retorno das tropas portuguesas para a sua origem.

Além disto exigiu que todas as medidas que fossem tomadas pela coroa deveriam ter uma aprovação de D. Pedro antes de entrarem no Brasil. Acabou visitando São Paulo e Minas para acalmar a população que estava exaltada em diversas regiões.

Sobre a proclamação da independência.

Viajando para São Paulo, D. Pedro I acabou recebendo uma carta da Coroa Portuguesa esta que exigia o retorno imediato para Portugal e que anulava as constituintes, nesta situação ele deu o seu famoso grito nas margens do Riacho Ipiranga “Independência ou Morte”.

O período pós independência permitiu que ele fosse coroado como imperador do Brasil em dezembro de 1822 e depois disto Portugal passou a reconhecer a independência exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas do país.

17. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Brasil, História | Tags: , , |