Entenda um Pouco Mais Sobre a Biogeografia

A biogeografia nada mais é do que o estudo de distribuição dos seres vivos na superfície terrestre, contemplando assim a composição de fauna e flora viventes ou fósseis, bem como a consequência deste tipo de composição.

Desde o surgimento do homem, este se preocupa em formas de encontrar os animais ou plantas, e isto em função de sua curiosidade e também por um fator de alimentação. Levando isto em conta a Biogeografia nada mais é do que uma ciência e um ramo da biologia que se preocupa na história da evolução dos seres vivos e os fatores que determinam a sua expansão, redução e extinção.

Sempre que citamos a distribuição geográfica de formas de vida, isto implica em uma composição das bioformas, ou espectros biológicos de comunidades, quando falamos de padrões geográficos de adaptação, falamos de ecologia propriamente dita.

A biogeografia de dispersão, nada mais é do que a composição de forma afinada das regiões e localidades, bem como seus centros de origens e história da dispersão de táxons.

Para isto é importante se conhecer toda a composição de ordem química do solo, os eventos geológicos que determinaram as áreas de atual distribuição geológica, investigar se existem registros fósseis dos antecedentes, e estudar o tipo de região que existe, e se há ou não predadores ou parasitas, entre outros.

Outra particularidade importante é que as ilhas possuem duas origens, origens continentais e oceânicas, as ilhas continentais são um resultado do fracionamento de um continente ou uma parte do mesmo, já as oceânicas ocorrem do surgimento do fundo do oceano sem contatos com o continente.

Todas as origens das ilhas possuem uma influência nas relações biogeográficas, dentre elas podemos citar os continentes ao redor e sobre a filogenia de espécies que contém na região.

Em um arquipélago por exemplo, que compreende as ilhas continentais, em um determinado momento temos teoricamente a ocupação de toda a área pelo evento de geobiologia, sobre cada ilha temos uma população isolada que surgiram de um mesmo grupo. As populações puderam dar uma origem a espécies irmãs, que são individuais devido ao isolamento mas possuem espécies semelhantes.

 

17. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia | Tags: , |