Entenda o Conceito de Biosfera

A biosfera nada mais é do que o espaço da vida que envolve o planeta Terra. Os seus limites superiores estão na camada de ozônio, esta que fica a pouco mais de 14 km de altura no equador, e em torno de 7 km dos polos. Esta é uma camada que protege a todos os seres vivos da radiação ultravioleta do sol.

Seus limites inferiores variam desde centímetros de profundidade de solo junto da superfície, até o fundo do oceano. E a biosfera como espaço de vida do planeta é muito pequeno, e por ser considerado como uma lâmina estreita que envolve a terra, precisamos ter o cuidado com ela.

Os constituintes da biosfera.

Apesar de ser uma película estreita, a Biosfera acaba apresentando estruturas muito complexas e dinâmicas na sua composição, esta que varia de forma contínua pois é resultado de atividades biológicas o que nela se realiza de forma permanente há milhares de anos.

Nos últimos 50 anos a biosfera tem sido fortemente influenciada pelo homem, e seus elementos fundamentais, como a água, junto com a energia do sol, constituem a vida do planeta como conhecemos manifestada de forma animal e vegetal.

A biosfera fornece uma série de condições de uma verdadeira estufa, uma vez que permite as uniões ideais entre a temperatura e a água de forma constante, e naturalmente a quantidade ideal para manifestações de formas de vida animal e vegetal.

Este tipo de característica pode afirmar que nossa biosfera é única no Universo, pois este conjunto de fenômenos determinantes é exclusividade da Terra, porém existem outros tipos de biosferas totalmente desconhecidos.

A biosfera é considerada como a teia da vida

Nenhuma espécie vive sozinha, e o ecossistema é um conjunto de seres vivos que dependem uns dos outros e do meio ambiente que vivem. Este tipo de conceito evidencia toda a interdependência de seres vivos, já que todas as formas de vida, desde as mais simples até as mais complexas não existem de forma isolada na natureza.

Os ecossistemas resultam de um processo diferenciado de tecer, como se fosse uma espécie de rede, onde as uniões entre os nós são mais importantes do que estes.

17. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia | Tags: , |