Conheça os Blocos Econômicos Mundiais

Os blocos Econômicos nada mais são do que reuniões de países que tem como objetivos principais a integração de ordem econômica e social.

Dentre os blocos econômicos, cada um possui uma classificação diferenciada como por exemplo zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum, zona de preferência tarifária, união econômica e monetária, entre outras situações.

Dentre os principais blocos econômicos do mundo podemos citar a Alca, Apec, Mercosul, Nafta e União Europeia.

Saiba um pouco mais sobre a Alca.

A Alca é conhecida como o Acordo de Livre Comércio das Américas.

Surgiu no ano de 1994 com o objetivo de eliminar situações alfandegárias, o prazo de sua formação o ocorreu em sete anos, transformando-se em um dos maiores blocos comerciais e mais significativos do mundo.

Contando com um PIB total de 12,5 trilhões de dólares, bem maior do que a União Europeia, os países da ALCA se somam a uma população de mais de 790 milhões de habitantes.

Os Estados Unidos são os países mais interessados em fechar um acordo. E o país participou de diversos blocos comerciais registrando muitas vezes déficit comerciais e que apenas agora em 2015 é que começam a se reerguer.

Existe porém uma grande preocupação por parte da comunidade da América Latina gerando uma maioria de reclamações por parte dos críticos a uma formação dos blocos, bem como a preocupação por parte de governos dos países que fazem parte da ALCA. Apesar de ser uma livre circulação de mercadorias, estas barreiras dificultam a entrada de produtos da América Latina nestes mercados.

O Mercosul

O Mercado Comum do Sul que foi criado no ano de 1991 é composto de países como a Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, países sul americanos que adotam as políticas de integração econômica e aduaneira. Toda a origem do MERCOSUL faz parte dos acordos comerciais entre o Brasil e a Argentina elaborados a partir dos anos 80.

Saiba que a partir dos anos 90 o ingresso do Paraguai e do Uruguai ao grupo permitiu uma proposta de integração mais abrangente, e a partir de 1995 houve uma área de livre comércio entre os países.

Os países membros tem um mesmo compromisso de manter uma alíquota de importação para produtos específicos.

 

16. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Economia, Geografia | Tags: , , , |