Conheça o Espaço Industrial do Brasil

Há muitos anos a indústria vem conquistando espaço no Brasil, e elas fazem parte dos conteúdos de Geopolítica, se tornando na maioria das vezes alguns dos elementos considerados mais básicos de uma região específica. Elas acabam trazendo consigo mudanças marcantes na cultura e na economia do país, além do espaço ocupado gerando um impacto ambiental.

Iremos a seguir falar um pouco mais sobre a indústria, e porque um lugar que comporta uma ou várias indústrias se modifica e modifica a vida da sua população e como os meios de transporte pode influenciar para industrialização de uma região determinada.

Saiba mais sobre a distribuição espacial das indústrias no Brasil.

Todo o processo de atividades industriais antes bastante concentrada na região Sudeste do país, vem sendo cada vez melhor distribuída entre várias regiões. É importante citar que ela atualmente segue uma tendência mundial, e o Brasil vem passando por processos de descentralização industrial, o que é chamado por muitos autores de desindustrialização do país que vem ocorrendo de forma intra regional e também entre todas as regiões.

Na região sudeste por exemplo, toda a desindustrialização acontece a partir do ABC paulista, as indústrias acabam buscando por menores custos de produção do interior do estado, como por exemplo no vale do Paraíba e ao longo de toda a Rodovia Fernão Dias que liga a cidade de São Paulo e Belo Horizonte. Todas as áreas oferecem incentivos fiscais, bem como menores custos de mão de obra, transportes menos congestionados e por se tratar de cidades médias, de melhor qualidade de vida, é algo vital para polos de tecnologia.

Toda a desconcentração industrial nas regiões determina cada vez mais o crescimento de cidades médias, estas que são dotadas de uma boa infraestrutura e com centros formadores e mão de obra qualificada, geralmente as universidades. É possível ainda se perceber um movimento das indústrias tradicionais de utilização intensiva de mão de obra como calçados e vestuário para o Nordeste, sempre atraídas por uma mão de obra muito barata.

As atividades econômicas industriais atuam em cinco regiões do país, e com o crescimento da tecnologia, vem cada vez mais sendo procurada e determinada para o desenvolvimento de regiões menos habitadas do país.

 

16. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Economia, Geografia | Tags: , , |