Características Climáticas das Regiões Brasileiras

As regiões do Brasil possuem características climáticas bem distintas. Isto se justifica quando se pensa na extensão territorial do país, que é comparada a de um continente. São mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de extensão. Cada diferente região ainda recebe influências de massas de ar advindas ora do Oceano Atlântico ora da região da Amazônia. Classificado como sendo um país de clima tropical, não apresenta uma uniformidade em todas as suas regiões, até porque, dada a sua extensão, apresenta ainda uma diversidade de relevo, de vegetação que influenciam diretamente na constituição do clima.

 

A região norte, apresenta clima equatorial e se caracteriza, em particular, pelo clima quente, com temperaturas médias anuais variando entre 24º e 26 ºC. O total pluviométrico anual geralmente excede os 3.000 mm, sendo que o período de mais chuva compreende o verão e o outono. Entretanto, na região onde está a parte do Amazonas, as precipitações também se estendem no inverno. Muita umidade.

 

Já a região nordeste se caracteriza por ser uma região de clima altamente complexo. Do úmido, concentrado nas áreas onde estão Maranhão, Pará, e litoral da Bahia, e do Rio Grande do Norte, há uma alta concentração de chuvas. Do seco, no sertão nordestino, onde as precipitações não chegam aos 1.000 mm anuais. Vaia entre quente, muito quente e úmido.

 

No centro-oeste, o clima é classificado como tropical semiúmido. A temperatura média anual é de 22°C, sendo que na primavera sobre para 26°C. Há uma variação na região da chapada, que em dias de inverno pode ter temperaturas de 14°C a 15°C. A pluviosidade média da região é de 2.000mm a 3.000 mm anuais. O inverno é bastante seco.

 

Na região sudeste, as características climáticas mais fortes são as de clima tropical. No litoral, predomina o clima tropical atlântico e, nos planaltos, o tropical de altitude, com geadas ocasionais.  Também há grande diversificação de temperaturas que podem variar entre mínimas de 6°C no inverno a 34°C no verão. As precipitações anuais podem variar, mas a máxima média anual pode chegar a 3.600.

 

A região sul, com exceção do Paraná, predomina o clima subtropical, que é o grande responsável pelas baixas temperaturas na região. No Paraná, ainda há predomínio do Tropical. As médias de temperaturas anuais ficam na casa dos 20°C. No inverno, as temperaturas podem chegar a -0°C. As precipitações costumam oscilar bastante, ficando em uma média anual de 2.000 mm.

16. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Clima, Geografia | Tags: , , |