As Coordenadas Geográficas e Seus Usos

Publicidade:

Um dos pontos mais importantes para os estudos de geografia são as coordenadas geográficas. As coordenadas geográficas são um sistema de linhas imaginárias traçadas sobre o globo terrestre ou um mapa, paralelamente. É através da interseção de um meridiano com um paralelo (linhas coordenadas) que é possível localizar cada ponto da superfície da Terra. Elas são desenvolvidas sempre nos sentidos norte-sul e leste-oeste, medidas em graus. É a combinação dessas linhas imaginárias que permite a criação de endereços específicos para cada ponto do mundo, permitindo a sua identificação precisa.

 

As linhas coordenadas são divididas entre paralelos e meridianos, sendo que as suas medidas em grau se dão por meio de latitude e longitudes, respectivamente. São as linhas paralelas que cortam o plante de maneira horizontal, sempre no sentido leste-oeste. Já os meridianos, fazem cortes na Terra de maneira vertical. É a junção dessas linhas imaginárias que geram as coordenadas geográficas.

 

Há algumas linhas que são repletas de importância para outros estudos ou campos dos saberes. O paralelo conhecido como Linha do Equador é uma delas, pois representa a faixa da Terra que se encontra a uma igual distância dos polos norte e sul. Já o principal meridiano é o de Greenwich, que foi escolhido por meio de uma convenção realizada na cidade de Washington D.C., nos Estados Unidos, no ano de 1884. Essas duas linhas representam o marco inicial da contagem das latitudes e das longitudes.

 

Diz-se que, por essa razão, a Linha do Equador possui uma latitude 0º, aumentando à medida que se desloca para o norte e diminuindo à medida que se desloca para o sul.

 

As latitudes correspondem à distância em graus de qualquer ponto da Terra, em relação à Linha do Equador. As medidas vão -90° a 90° graus.

 

Já as longitudes são a distância em graus de qualquer ponto da Terra em relação ao meridiano de Greenwich. As medidas vão de -180º até 180º.

 

Há uma grande importância no uso das longitudes, já que é a partir delas que são traçados os fusos – horários dos países. Outra questão importante a ser observada é que quanto mais ao Hemisfério sul, mais negativas serão as latitudes. Já as latitudes positivas estão mais próximas do Hemisfério norte, que também recebe outros nomes, Boreal ou Setentrional.

 

Por sua vez, as longitudes negativas fazem referência a pontos posicionados no Hemisfério Oeste ou Ocidental, enquanto as longitudes positivas são relativas a pontos localizados no Hemisfério Leste ou Oriental.

Artigos Relacionados:

O Que Estuda a Geografia?
A Oceania
O Fenômeno do Aquecimento Global
Publicidade:

09. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia | Tags: , |