Aquecimento Global

Um dos assuntos tratados pela geografia é a questão do aquecimento global. O aquecimento global é assunto de grande importância os meios de comunicação, já que afeta a população de todo o planeta. Como o próprio nome diz, aquecimento global é a elevação das temperaturas médias da Terra, que gera uma série de complicações de várias ordens – desde um elevado aumento das temperaturas, passando por furacões, secas, enchentes, extinção de milhares de animais e vegetais, derretimento dos polos e vários outros problemas que o homem não tem condições de enfrentar ou controlar, uma vez que estão totalmente fora de seu controle natural.

 

Há muitos anos que pesquisadores e especialistas nos mais diversos setores alertam sobre as causas e as consequências do aquecimento da Terra. Diversas são as evidências que corroboram para a tese de que, a poluição e a destruição do meio ambiente afetariam de modo irreversível todo o sistema do globo. Já há indícios de que as temperaturas, por exemplo, já sofreram um aumento médio em 0,6°C, e que este proporcionou  degelo de regiões glaciais, o que fez o nível das águas dos oceanos subir.

 

De acordo com os cientistas climáticos, outro fator que eleva o aquecimento global é o aumento da emissão de gases estufa, como o carbônico e metano, que, lançados constantemente na atmosfera também promovem um aumento na temperatura – estes gases que são lançados na atmosfera, são oriundos da queima de combustíveis fósseis e do aumento do desmatamento. Tais gases formam uma barreira que impede a propagação do calor, o que eleva a temperatura do planeta.

 

Hoje os maiores responsáveis pela emissão desses gases são os Estados Unidos, responsáveis por 36% de emissão total mundial, seguidos pela União Europeia, China, Rússia, Japão e Índia.

 

Segundo o IPCC – Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas – apontou em seus últimos relatórios, diversas  causas e caminhos para tentar minimizar o problema. O Brasil, já contribui diretamente para a tentativa de reverter o terrível quadro em que o planeta se encontra, desenvolvendo algumas matrizes como o biodiesel e etanol, que são fontes de energia de origens vegetais, portanto, menos poluentes.

 

No entanto, os cientistas apontam que as consequências de um aquecimento global, em maiores dimensões, trarão consequências terríveis para a humanidade e, consequentemente, o planeta, que passam por várias esferas, desde a falta de água potável, mudanças nas condições de produção de alimentos, bem como em um aumento do número de mortes causados pelas várias catástrofes. E, o pior é que as nações mais prejudicadas serão aquelas com menores recursos para combater o problema, já que não estão equiparadas financeira, tecnológica, e cientificamente, com as grandes potências que se recusam a reduzir a emissão de gases poluentes.

16. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia | Tags: , , , , |