Animais em Extinção e o Desmatamento

Publicidade:

O desmatamento leva a toda a destruição de ecossistemas e à extinção de espécies que por ali vivem. Hoje foram identificadas mais de 1,4 milhões de espécies biológicas e estima-se que existem mais de 30 milhões ainda por identificar uma maior parte em suas regiões como por exemplo as florestas tropicais úmidas. Muitos especialistas citam que desaparecem 100 espécies diariamente devido ao desmatamento.

O crescimento deliberado das populações humanas aumenta de forma terrível a gravidades dos problemas que a Terra já enfrenta, e isto é o resultado de uma globalização e ocupação geográfica de forma deliberada e sem o seu devido cuidado.

Qual o motivo geográfico para termos animais em extinção e o desmatamento.

Cada vez mais bocas para se alimentar, implicando em uma maior produção de alimentos, requerem uma necessidade de maiores quantidades de terras agriculturáveis, tudo ás custas de mais e mais desmatamentos.

Atualmente o planeta perde um hectare de solo aproveitável para agricultura a cada oito segundos. E buscar por um aumento na eficiência da produção de alimentos através de uma maior mecanização da agricultura leva a uma maior degradação do solo. A utilização de adubos de forma intensa, e pesticidas podem aumentar consideravelmente a poluição do solo e de lençóis de água.

Toda a maior pressão de consumo, que gera uma maior demanda de recursos naturais não renováveis como os metais e o petróleo também acabam danificando o meio ambiente, aumentando o número de animais em extinção e o desmatamento, além de intensificar a poluição, a humanidade está indo para um caminho onde a qualquer momento o homem poderá se afogar em seu próprio lixo.

Gerar energia leva a um aumento de poluição, ou mesmo a destruição de ecossistemas pela construção de hidrelétricas, ou pior ainda um risco por contaminação por radiação nas usinas atômicas. Os métodos menos poluentes como a utilização de álcool, ou formas limpas de gerar energia como energia solar podem talvez resolver o problema, em contrapartida é fundamental que o homem comece rapidamente a pensar no assunto.

Hoje o Brasil tem pelo menos 130 espécies de animais ameaçadas de extinção, e a situação mais grave, é de quatro espécies que entraram nas listas do Ibama como extintas, e a lista de animais ameaçados totalizam 632 espécies.

 

Artigos Relacionados:

Os Oceanos
Conceituando a Geografia
Entenda o Conceito de Biosfera
Publicidade:

16. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Clima, Geografia, Meio Ambiente | Tags: , , , , , |