A Simbologia dos Mapas

Mais do que nunca, é importante hoje entender as diversas simbologias que estão presentes nos mapas. Estas são capazes de conferir significados muito particulares e auxiliar na compreensão e no processo comunicativo, uma das funções particulares de mapas.

 

Os mapas são instrumentos que auxiliam na comunicação humana de modo bem geral e também específico. Nos mapas há alguns elementos básicos para instrumentalizar e facilitar a comunicação, tais como o título, a escala, coordenadas de localização e a orientação. Entre eles estão as legendas, que são constituídas de diversos símbolos cartográficos. Por exemplo, quando há um ponto vermelho no mapa, a legenda poderá indicar que no ponto há um hospital, ou posto de gasolina. Além disso, ele ainda pode indicar a exata posição geográfica em que se encontra o porto, bem como as referências para se chegar até ele.

 

Mas é importante salientar que não é qualquer símbolo que pode aparecer em um mapa. Por isso, a escolha de símbolos de mapas é feita com base em certos critérios, para evitar desvios e padronizar as interpretações, cujo benefício é a promoção de uma leitura mais fácil, rápida e objetiva da representação cartográfica em questão. A escolha de símbolos, portanto, não é aleatória, ela tem de ser representativa e universal.

 

Sendo assim, é possível classificar os símbolos dos mapas em três principais tipos de legenda, tipificados a partir de suas formas em: linear, pontual e zonal.

 

Os símbolos pontuais são aqueles que costumam ser usados quando a superfície dos objetos a serem destacados possui dimensões desprezíveis em relação à área total representada. Representam a localização exata dos objetos a serem destacados e / ou representados. A exemplo disso, temos: uma cidade no mapa-múndi.

 

Já os símbolos lineares são aqueles que são largamente utilizados para representar objetos e elementos de larga extensão, mas que não possuem uma largura relevante. Tais representações precisam estar exatamente de acordo com a escala do mapa para indicar corretamente a extensão dos pontos indicados. É o caso dos símbolos que representam as rodovias.

 

Os símbolos zonais são aqueles que devem ser utilizados para representar uma área em sua totalidade ao longo de um mapa. São os símbolos que representam as áreas urbanas ou rurais.

 

Há ainda outros elementos que podem compor toda a simbologia e padrão em um mapa, dentro da significação da legenda. Podem ser padrões de certos pontos, tamanhos, e até mesmo cores mais claras ou mais escuras para ressaltar esta ou aquela característica.

16. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Geografia, Mapa | Tags: , |