A Oceania

A Oceania é um continente composto pelos seguintes países: pela Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné. Ele é também o mais isolado do mundo, tendo sido o último a ser descoberto pelos europeus, justamente por conta de sua barreira geográfica. Por conta disso, ficou conhecido como “mundo novo”. Assim como os continentes americano e africano, também era povoado por uma população totalmente nativa, sendo que grande parte da população foi totalmente dizimada pelos descobridores e colonizadores europeus. Os que ainda lá habitam, fazem os mesmo movimentos dos nativos da América e da África: lutam pelos seus direitos de uso da terra e de viverem ainda com o que resta de suas culturas.

 

A configuração geográfica da Oceania é bem interessante: ela corresponde a um enorme arquipélago, com formação derivada de erupções vulcânicas. É cercado pelo Oceano Índico a oeste, e Pacífico ao norte, leste e sul.

 

O continente ocupa uma área de extensão territorial de 8,4 milhões quilômetros quadrados, levando em consideração que estes números abrangem todos os hemisférios, sendo que o maior deles é a Austrália. Há ainda diversas ilhas que compõem a Oceania que estão dispersas pelo Oceano Pacífico.

 

A Austrália, que é o maior país do continente, é considerado uma ilha-continente, pois está situado entre o Pacífico e o Índico, e possui uma área de 7,6 milhões de quilômetros quadrados, representando  90% do total da do continente.

 

Já o território da Nova Zelândia, é banhado pelo Mar da Tasmânia a oeste, Pacífico a leste, localizado totalmente na zona temperada do sul. Localizado há mais de 1750 quilômetros da Austrália, é também considerado um arquipélago, uma vez que é formado por duas ilhas principais, estando estas localizadas ao norte, e a outra, ao sul. Entre as duas, está ainda localizado o famoso Estreito de Cook, que recebeu o nome em homenagem ao seu descobridor, o famoso Capitão Cook.

 

As ilhas que estão dispersas ainda recebem uma divisão, baseada em critérios dimensionais: a Micronésia (ilhas pequenas), a Melanésia (ilhas negras) e a Polinésia (muitas ilhas), sendo que esta última possui grande parte de seus territórios concentrados em ilhas da Oceania. Algumas dessas ilhas são conhecidas por conta de suas belezas exóticas e que, hoje, atrai milhares de turistas o ano inteiro. São elas o Havaí e a Polinésia Francesa, onde está o Taiti.

 

Na Oceania há ainda outros 15 arquipélagos – Estados, com áreas relativamente pequenas, mas que são todos Federados da Micronésia, entre eles os o arquipélago das ilhas Marshall.

16. abril 2015 por Geografia Legal
Categoria: Continentes, Geografia | Tags: , , |